SOBRE A GEODESIGN - RECURSO SOLAR

A GeoDesign Internacional (GeoDesign Equipamentos e Projetos Ltda.) foi fundada em 1997, quando o seu fundador, Dr. Reinaldo Escada Chohfi, retornou ao Brasil após uma estadia de 21 anos na Califórnia, EUA.

A GeoDesign iniciou suas atividades como prestadora de serviços e fornecedora de produtos para o setor geoespacial porque não existia demanda para avaliação do recurso solar em 1997 como existe hoje no Brasil.

O escritório da GeoDesign está localizado em Lorena, estado de São Paulo, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale), ao longo da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) entre as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro.

A GeoDesign - Recurso Solar é administrada e sua equipe liderada pelo Dr. Chohfi que tem amplo conhecimento tecnológico e científico na área de avaliação de recurso solar, resultado de mais de 35 anos de estudos, pesquisas e participação em conferências e feiras relacionadas a utilização de energia solar.

Durante a sua estadia na Califórnia, o Dr. Reinaldo Escada Chohfi obteve os seguintes diplomas na University of California, Los Angeles (UCLA):

  • 1983 BA Geografia/Ecossistemas (Plano de Estudo: Engenharia de Meio Ambiente)
  • 1989 MA Arqueologia (Plano de Estudo: Arqueologia do Mundo Novo e Técnicas de Datação Absoluta)
  • 1989 MA Arquitetura e Urbanismo (Plano de Estudo: Utilização de Energia Solar e Conservação de Energia Através de Desenho Arquitetônico)
  • 1994 PhD Desenho Urbano (Plano de Estudo: Desenho Urbano com SIG e Modelagem de Energia)

Ainda na Califórnia, êle obteve este treinamento específico:

  • 1989 Tecnologia e Desenho de Sistema Fotovoltaico, ARCO Solar, Camarillo, Califórnia - EUA

No Brasil, o Dr. Chohfi recebeu o seguinte diploma e certificados:

  • 1973 Técnico em Mecânica (Máquinas e Motores), Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG/UNESP)
  • 2012 Etiquetagem da Eficiência Energética de Edificações (EtiqEEE) - Procel Edifica - RTQ-C, Laboratório de Conforto Ambiental (LABCON), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC
  • 2014 Consultor em Eficiência Energética em Edificações Residenciais - Procel Edifica - RTQ-R, Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS

Êle mantém afiliações com:

  • Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS - Membro N°: 0379)
  • Internacional Solar Energy Society (ISES - Membro N°: 1110679)
  • International Association for Urban Climate (IAUC)
  • PV Performance Modeling Collaborative (PVPMC)

No Laboratório Geofísico de Huayao do Instituto Geofísico do Peru o Dr. Chohfi participou, em 1980, de treinamento sobre calibração de piranômetro usando um pireliômetro pelo método Sol-e-Sombra Alternado (ISO 9846:1993, Clause 5., Alternating Sun-and-Shade Method), e instalação de piranômetro. Este treinamento foi ministrado por cientistas franceses do Centre de Technique et du Materiel de la Meteorologie (CTMM), tendo também participantes do Servicio Nacional de Meteorologia e Hidrologia (SENAMHI) do Peru. O Laboratório Geofísico de Huayao é um dos Centros Regionais de Radiação da WMO (World Meteorology Organization): Região III, América do Sul.

Calibração e Instalação de Piranômetro no Laboratório Geofísico de Huayao,
Instituto Geofísico do Peru, Huayao, Peru - 1980

*Clique na imagem para ampliar.
Calibracao de Piranometro, Laboratorio de Huayao, Instituto Geofisico do Peru, Huayao, Peru - 1980
Calibração de Piranômetro
Instalacao de Piranometro, Laboratorio de Huayao, Instituto Geofisico do Peru, Huayao, Peru - 1980
Instalação de Piranômetro
Calibracao e Instalacao de Piranometro
Relatório e Metodologia

Uma das importantes realizações do Dr. Reinaldo Escada Chohfi foi a teoria "Machu Picchu: Cidade Solar dos Incas". Durante a comprovação da hipótese que resultou nesta teoria foram realizadas campanhas de medição de irradiância solar em Machu Picchu durante distintos períodos em 1978, 1980 e 1983, assim como modelagem numérica computacional. Os resultados desta pesquisa foram apresentados e publicados em anais de conferências da American Solar Energy Society (ASES) nos EUA.

Medições de Irradiância Solar Realizadas pelo Dr. Chohfi em Machu Picchu, Peru
*Clique na imagem para ampliar.
Medicao de Irradiancia Solar em Machu Picchu, Peru - 1978
1978
Medicao de Irradiancia Solar em Machu Picchu, Peru - 1980
1980
Medicao de Irradiancia Solar em Machu Picchu, Peru - 1983
1983
Publicações sobre "Machu Picchu: Cidade Solar dos Incas"
*Clique na imagem ler o material em PDF.
Machu Pichu Ciudad Solar de los Incas
1980
Machu Picchu ASES 1987
1987
Machu Picchu ASES 1988
1988

Outras importantes realizações do Dr. Chohfi são:

  • A primeira datação radiocarbônica das ruínas de Machu Pichu, Peru.
  • Descoberta das ruínas de Maran panpa, considerada o maior assentamento agrícola pré-hispânico nas proximidades de Machu Pichu, Peru, assim como a presença de uma extensa muralha que protegeria Maran panpa devido a sua importância.

Clique aqui para ver imagens, documentos e publicações sobre esses e outros trabalhos de pesquisa desenvolvidos e publicados pelo Dr. Chohfi.

A GeoDesign - Recurso Solar detém amplo conhecimento tecnológico e científico na área de avaliação de recurso solar, resultado de mais de 35 anos de estudos, pesquisas e participação em conferências e feiras relacionadas a utilização de energia solar, podendo garantir aos seus clientes produtos e dados solarimétricos de precisão.



Linha GeoDesign Lorena
Copyright © 2016 Todos direitos reservados. Termos legais.
Comentários ou Perguntas? Envie E-mail ou Ligue |  Tel.: (12) 3153-5115 |  Rua Vila Peralta, 42 |  Lorena |  SP |  12607-040 |  Brasil